Eu perco os trilhos quando assunto é batata! Porque não preciso dizer mais que carboirdatos para vc me entender. Essas Batatinhas ao murro com pesto e amêndoas tostadas são viciantes e servem de petisco, acompanhamentos e rezo para não virarem sobremesa. Marina um dia de gravação perguntou se tivéssemos que escolher uma comida para o resto da vida, não titubeei em falar batata frita. Mas se pudesse escolher ingredientes para acompanhar as batatas com certeza o pesto estaria entre elas.
Batatas ao murro também me fascinam, porque elas conseguem combinar as pontinhas crocantes e o meio macio, que lembram quase um purê na hora da mordida.
A crocância nessa receita se intensifica com as lâminas de amêndoas tostadas e o restante é só a boca salivando enquanto escrevo aqui. Essa batata fica perfeita com salmão ou um peixe assado. A receita vc encontra aqui:
Batatinhas ao murro com pesto e amêndoas tostadas
Ingredients
Para as batatas:
- 700 g de batatinha calabresa
- 2 c. sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
Para o molho:
- 1 maço de manjericão só as folhas
- 2 dentes de alho
- 1/4 xic de nozes castanha de caju, ou qualquer outra oleginosa de sua preferência
- 1/4 xic de parmesão ralado ou levedura nutricional para veganos
- 1/4 xic de azeite
- sal e pimenta a gosto
- suco de meio limão no pesto original não leva, mas experimentei aqui e ficou perfeito
Instructions
- Com as batatas já higienizadas e com casca, coloque em uma panela grande, cubra com água e ferva em fogo alto. Assim que começar a fervura, reduza o fogo e cozinhe por 15 a 20 minutos. Até que fique macia mas não se desfaça.
- Enquanto isso, prepare o pesto adicionando manjericão, alho, nozes, suco de limão e parmesão a um processador de alimentosliquidificador até que uma pasta espessa seja formada.
- Escorra as batatas e deixe que amornem
- Prove e ajuste o sabor conforme necessário. Pré-aqueça o forno a 220ºC e regue com uma camada fina de azeite. a Quando as batatas estiverem mornas, amasse com a ajuda de uma pano limpo. Para quaisquer batatas maiores, corte ao meio e amasse para que ainda fiquem "do tamanho da mordida".
- Regue as batatas com o restante do azeite e tempere com sal e pimenta
- Asse por 20-25 minutos ou até ficar crocante e dourado. Para servir, coloque o pesto sobre as batatas e finaize com amêndoas tostadas.
- As batatas duram 3-4 dias na geladeira. O pesto vai durar cerca de 10 dias.
Deixe um comentário