Vou começar esse post já me desculpando e pedindo que não pense menos de mim: EU AMO BETERRABA! Pronto falei, e um peso saiu das minhas costas! Brincadeiras à parte, mas eu conto nos dedos quais amigos, familiares, conhecidos e seguidores, que dividem da mesma opinião!
Nem julgo! É diferentona mesmo: gosto de terra, meio adocicado, mancha dedo, mancha tábua de corte, mancha o restante da comida no prato, mas tem coisa que a gente não explica. Acho que a beterraba que minha mãe fazia quando eu era criança tinha algum segredo kkk, porque minha irmã sofre do mesmo bem!
Quando cheguei aqui em São Paulo encontrei não só cenoura roxa, mas encontrei também beterraba amarela e como não se apaixonar por essa belezura aí da foto? Aí li em um dos livros da Ina Garten da estante em que ela prepara essa Salada de beterraba com rúcula, feta e amêndoas e me apaixonei pela combinação. Lá vamos nós, juntar essa lindeza com a vontade de comer! E posso dizer: o Fa hoje experimenta de tudo e uma das coisas que ele ainda não curte é beterraba e curtiu! Acho que foi o croc das amêndoas com o salgadinho do queijo e rúcula, que ele ama, e envelopou a coitada da beterraba! Perfeita para minha Segunda sem carne! E dá um voto de confiança para mim e uma chance para beterrabe te conquistar!
Salada de beterraba com rúcula e amêndoas
Ingredients
- 8 beterrabas pequenas a médias com o topinho cortado e bem escovada
- 1/4 xic de vinagre balsâmico
- 1/4 xic de azeite
- 1 c. chá de mostarda Dijon
- sal e pimenta a gosto
- 1 molho de rúcula
- 1/4 xic de amêndoas tostadas
- 100 g de queijo aqui é legal um queijo mais sequinho e salgado, tipo feta, ricota temperada ou lascas de parmesão
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 220 graus.
- Enrole as beterrabas individualmente em papel alumínio e coloque-as em uma assadeira. Asse por 50 minutos a 1 hora, dependendo do tamanho, até que uma pequena faca afiada inserida no meio indique que estão macias.
- Enquanto as beterrabas assam, misture o vinagre, o azeite, a mostarda, sal e pimenta e reserve.
- Desembrulhe cada beterraba e reserve por 10 minutos, até esfriar o suficiente. Descasque as beterrabas com uma faca pequena e afiada e corte em cruz ou em 8 pedaços e reserve. Ao cortar as beterrabas, jogue-as com metade do vinagrete (beterraba quente absorve mais vinagrete).
- Coloque a rúcula em uma travessa e, em seguida, arrume as beterrabas, as amêndoas (tostadas na frigideira) e o queijo escolhido por cima. Regue com vinagrete adicional, se desejar, polvilhe com sal e pimenta e sirva morna ou em temperatura ambiente.
Deixe um comentário