Escrevi um post sobre picadinho no outro blog há 11 anos atrás e descobri, entre um post e outro, que no mundo inteiro o picadinho tem sua versão específica. Encontra-se em todas as classes de restaurante, inclusive em alguns restaurantes o picadinho a cada dia ganha uma versão diferente. Pau para toda obra, inventado, reinventado e revisitado, apresento aqui a minha versão favorita com os acompanhamentos que é nossa cara: arroz, farofa, ovo e banana.
Aqui no site, ele já apareceu na versão indiana, na versão com curry, na versão francesa e oriental com abacaxi. Em breve vou fazer a versão com filé suíno e que é uma delícia!
Agora o momento sincerão: Aqui optei por ovo poché e sei que é chato, é difícil, eu mesma no dia da foto, fiz três até achar um apresentável. Se não souber como ou se estiver fazendo em muita quantidade opte por uma versão mais descomplicada, como um ovo frito com a gema mole ou cozido por 4 minutos.
A farofa fiz apenas com alho, pimenta calabresa e manteiga. Sempre torro a farinha antes de começar a farofa porque gosto dela crocante.
Arroz branco mas também gosto de dar uma turbinada nele volta e meia: Ou faço arroz maluco com farofinha de bacon, ovo mexido, batata palha quando não frito o ovo para acompanhar.
E a banana, que é tão a nossa cara, só selei na frigideira com manteiga e escolhi aquela bem madura com a casca bem pretinha.
Nessa Fa e eu concordamos em tudo e ficou tão feliz, pois foi a marmita da semana quase toda!
Um menção honrosa para versão da Rita Lobo que sempre premeou diversas das receitas desse site.
Picadinho
- Couve bem fininha frita, ou refogada:
- O nosso bom e velho feijão pode vir acompanhando tb ou na versão em salada com feijão fradinho
- Uma vinagrete, ou molho à campanha
- A farofa pode ser de pão e vc também encontra no site
- A banana pode parar no meio da farofa junto com ovo. Faça um ovo mexido e reserve. Frite bem a banana em pedacinhos na manteiga, na mesma frigideira, e depois adicione a farinha de mandioca previamente torrada
Ingredients
- 500 g de filé mignon em cubos picados bem pequeno
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 c. sopa de farinha de trigo
- 2 c. sopa de azeite
- 2 c. sopa de shoyu
- 1/2 xic vinho tinto
- 1 xíc. de água
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
Instructions
- Em uma tigela, coloque o filet mignon, sal e pimenta. Adicione a farinha de trigo e misture bem, para que a esta fique igualmente espalhada por toda carne.
- Em uma frigideira grande e funda, doure a cebola no azeite e quando estiver dourada e molinha coloque o alho, misture bem e adicione a carne.A textura por aí já vai ficar maravilhosa, deixe cozinhar por uns 7 minutos, ou até o cubinho ficar igualmente cozido.
- Adicione o shoyu, o vinho e a água, reduza o molho por três minutos
- Corrija o sal e a pimenta caso seja necessário.