Peguem essa dica e deixe como favorita! Essa receita de Pangrattato vai salvar sua vida e aquele pão dormido que está enrolando pela sua casa!
Ela vai servir de acompanhamento, fazer a vez do queijo ralado em massas, uma opção para o gratinado sem queijo, ou fazer a vez até da farofa de farinha de mandioca. Vi pela primeira vez, em um dos milhares do programa do Claude com panko. Essa versão já apareceu no picadinho
Depois achei no livro da Marcella Hazan mas lá sem tempero algum e finalmente relembrei desse truque nas aulas de gastronomia e descobri que:
-
Podem ser feitas de qualquer pãozinho esquecido
-
Podem ser congeladas e reaquecida na hora de servir
-
Podem ser servidas em cima de um legume ou verdura chapeados como aspargos, brócolis.
-
Incluídos na hora de servir em sua salada de folhas!
E as opções de temperos e combinações são quase infinitas! Pode mudar a erva, a gordura, acrescentar oleaginosas, adicionar especiarias e o céu é o limite! Sério: guarde essa ideia no fundo da memória, pois ela pode mudar o resultado final de muita refeição do dia-a-dia
Pangrattato
Ingredients
- 250 g de pães dormidos
- 50 g de manteiga
- 50 g de azeite
- 2 dentes de alho grandes 10g
- tomilho sal e pimenta a gosto
Instructions
- Processe os pedaços de pão em um processador ou rale no ralo grosso. O importante é que o pão esteja bem seco
- Leve a manteiga e o azeite para aquecer em uma frigideira e em seguida o alho para que comece a perfumar mas sem que doure para não correr o risco de amargar.
- Adicione as folhinhas de tomilho o sal e a pimenta.
- Por último o pão, mexendo bem para que o fundo dourado se misture com a parte da farofa ainda não torrada e que cozinhe uniformemente. retire quando esteja totalmente dourada.