A Tarte Tatin leva o nome das suas criadoras e foi descoberta por acaso. As irmãs colocaram as maçãs na fôrma antes da massa e resolveram inverter a ordem. Primeiro o recheio e depois a base. Quando assada, e virada no prato, a massa volta a ser base e o resultado final é uma torta com as fatias da frutas formando pétalas! Devo admitir que eu me pelo de caramelo! Não por me queima, mas sim por que eu nunca acerto o ponto! Coitado do marido que ama um pudim! A calda sempre empedra ou queima =S
Aqui em casa normalmente faço com massa folhada comprada pronta, para economizar no tempo e essa foi a primeira vez que experimentei com a massa feita em casa e fica maravilhosa! A massa absorve o caldo da maçã e ainda mantém crocância! Servi com uma porção de iogurte grego que já ensinei aqui ou creme batido!
Tarte Tatin
Ingredients
Para a massa:
- 1 ½ xíc.de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- 1 c. sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 a 3 c. sopa de água gelada
Para o recheio:
- 6 maçãs verdes
- ½ limão
- 120 g de manteiga
- 1 ¼ xíc. de açúcar
- canela em pó a gosto
Instructions
Para a massa:
- Numa tigela, coloco a farinha, o açúcar, o sal e misturo bem.
- Junto os cubos de manteiga e misturo com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.
- Adiciono uma colherada de água gelada por vez, conforme a necessidade, e misturo apenas até conseguir formar uma bola. (Precisei colocar mais água que três c. sopa. O segredo aqui na verdade é não desmanchar toda a manteiga. Deixar cubinhos aparentes pois isso deixa a massa crocante).
- Faço uma bola e embrulhe a massa com filme. Levo à geladeira por 2h. Caso esteja preparando para um almoço no dia anterior pode ficar mais, por até 24h.
Para o recheio:
- Com as maçãs descascadas, corto na vertical em 6 partes e rego com o suco de ½ limão.
- Numa panela, coloco o açúcar e a manteiga e levo ao fogo médio. Deixo a mistura escurecer e adiciono as maçãs. Abaixo o fogo.
- Deixo cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligo o fogo. Preaqueço o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Numa fôrma redonda antiaderente, distribuo as maçãs sem deixar folgas, formando uma escama. Rego com o restante da calda que ficou na panela. Polvilho um pouco de canela em pó.
- Retiro a massa da geladeira. Com um rolo de macarrão, abro a massa numa superfície enfarinhada, até ficar um pouco maior que a fôrma. Coloco a fôrma sobre a massa para medir e aproveito para cortar os excessos de massa com uma faquinha, deixando um margem de pelo menos 1 cm.
- Com cuidado, dobro a massa na metade duas vezes (formando ¼ de disco). Coloco a massa sobre as maçãs, num canto da fôrma, e desdobro cobrindo toda a superfície.
- 8. Com a ajuda de um garfo, forço as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).
- 9. Levo a torta ao forno preaquecido e deixe assar por 30-40 minutos ou até que a massa fique dourada.
- 10. Retiro a torta do forno e deixo esfriar um pouco.
- 11. Para desenformar a torta, coloco um prato sobre a fôrma, seguro bem e viro de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê uma leve sacodida. O segredo aqui é não deixar esfriar muito pois pode não soltar.
Deixe um comentário