Essa receita de Rosbife fiz duas vezes. Ao seguir ao pé da letra, a Rita Lobo me deixou confusa… Ah eu pelo menos aqui venho não só para contar glórias! Afinal a cada 5 (talvez mais) receitas “maravilindas”, com certeza rola pelo menos uma gororoba.
Espera aí: como estragar Rosbife? Para começar, assando demais.
Depois, um outro erro de principiante: Ao invés de aparar a peça para que ficasse cilíndrica, eu deixei aquela ponta da peça do filé que parece uma calda. E o resultado foi uma ponta esturricada.
Na segunda tentativa, já com esse erro em mente, aparei para que ficassem do mesmo tamanho as duas pontas e bingo! Funcionou perfeitamente!
Também tomei a liberdade, e não deixei o tempo de forno que fala o livro: Pede-se 20 + 20 minutos e eu fiz 20 + 10 minutos e deu super certo para uma peça de 1,1 kg…
Mas esse dia, o destino estava fadado às complexidades: O molho foi um equívoco à parte: A receita pedia 600ml de suco de cranberry e com 200ml acho que já daria conta do recado. Além de caro, acho que se fosse outro tipo de molho para regar o rosbife ficaria muito mais saboroso! Vou pensar em molhos para acompanhar carne. Um chimichurri hermano ou bernaise…
O resultado final da segunda tentativa ficou além de gostoso, bem bonito. Não segui a receita à risca e não faria o preparo dessa maneira. Em se tratando de rosbife faria a maneira tradicional que é besuntar com mostarda em creme, selaria todos os lados da carne em uma frigideira e depois seguiria com ela para o forno (sem cabo de plástico por favor!) apenas para terminar de cozinhar e deixando o centro bem rosadinho. O tempo de repouso depois do forno é fundamental para o suco ficar dentro da carne!
Rosbife
Ingredients
Para o Rosbife:
- 1,1 kg de filet mignon
- mostarda em pó
Para o molho:
- 2 1/2 xic. de suco de cranberry de novo vale ressaltar que 200 ml ou de suco de cranberry já dariam conta do recado
- 1 cebola picada
- 1 c. sopa de manteiga
- 3 c. sopa de vinho tinto
- 1 c. sopa de sopa de farinha de trigo
- 1 c. sopa de mel
- sal e pimenta
Instructions
Rosbife:
- Tempero o rosbife com mostarda em pó. Asso os primeiros 20 minutos no forno em temperatura máxima.
- Depois asso 15 min para cada 500g de carne. Se for 1kg, 30 min.
- Retiro do forno e deixo descansar por 15 minutos com papel alumínio.
Molho:
- Levo uma panela uma panela média em fogo baixo e derreto a manteiga.
- Refogo a cebola até ficar macia.
- Tempero com sal e pimenta e adiciono o mel.
- Junto 3 c. sopa do vinho e deixo secar. Polvilho com 1 c. sopa de farinha e misturo bem até ficar parecendo um grude.
- Adiciono aos poucos o suco e mexendo bem para dissolver, sem empelotado.
- O molho deverá ficar liso.
- Rita fala para adicionar o restante do suco e cozinhar por mais 20 minutos. Eu pararia no passo anterior, porque fervi mais que 20 minutos e continuou líquido demais.
- Opinião sincera: Se não fosse pelo desafio, não teria feito esse molho. Pularia essa etapa facilmente.
Marcia says
Olá, por erro de digitação foi trocado (cauda=rabinho) por (calda=xarope). Ver texto abaixo: Depois, um outro erro de principiante: Ao invés de aparar a peça para que ficasse cilíndrica, eu deixei aquela ponta da peça do filé que parece uma calda. E o resultado foi uma ponta esturricada.
A receita é tão boa que merece a correção. Parabéns.
Luca says
Obrigada pelo carinho Marcia! Já corrigi o texto lá! Adoro quando vcs comentam e vêem errinhos que passam!
Um grande beijo!
Luca