Essa semana fiz essa Salada Oriental de grãos, legumes e castanhas, inspirada em uma das minhas favoritas do Gula-Gula. Mas sabe aquele dilema que acontece quase sempre quando pensa em fazer uma receita? Falta tal ingrediente para fazer tal prato? Aqui em casa acontece umas 8 a cada 10 vezes. Originalmente ela é feita com arroz integral, que quase nunca tem aqui e amendoim que até normalmente tenho na despensa, mas dessa vez falhou…
Enfim eu tinha várias oleaginosas da última ida à Zona Cerealista aqui de SP, e trigo em grãos também. Então adaptei… Um dos meus mantras mais usados como empreendedora é: Dá seus pulos! Sempre tem um jeito! Na hora de montar um prato, é fácil encontrar substitutos quando vc pensa na verdade na função dele no prato e não só no sabor que ele vai trazer. Nesse caso foi fácil porque arroz é bem neutro: ele aqui serve de base, então poderia ser qualquer tipo de arroz com grão mais durinho: vermelho, negro, integral, ou cevadinha, e o trigo mesmo. Poderia usar uma leguminosa? Tipo um feijão branco, lentilha ou grão-de bico? Claro, muda a textura mas o sabor no final muitas das vezes é o que conta e iria continuar delícia do mesmo jeitinho!
Já no caso da oleaginosa, é mais fácil associar porque o ponto principal dela no prato é adicionar crocância. O sabor do amendoim é mais comum em preparos orientais, mas entre amêndoa, castanha e avelã, a castanha de caju era o que me lembrava mais.
Ah, aproveitando que hoje o texto está fluindo com facilidade e lembrei de ter lido a respeito recentemente. Vi que uma das minhas fotógrafas referência, Livia Wu (se não conhece o trabalho dela, corre lá no Estúdio Central!), essa semana fez uma crítica construtiva sobre darmos os devidos nomes às receitas Orientais. Ao invés de chamarmos apenas de “Orientais”, vale um pouco de pesquisa sobre os nomes do prato. Aqui no site, vc encontra o Kung Pao, o sanduíche Bahn Mi. O que não se aplica à salada porque não é uma receita originalmente de lá, e sim com inspiração por ter ingredientes no molho da cozinha oriental.
O melhor é sempre levar esses aprendizados pra reflexão! Bora de receita!
Salada Oriental de grãos, legumes e castanhas
Ingredients
- 500 g de arroz integral cozido pode ser substituido por negro, vermelho, cevadinha ou trigo em grão como fiz aqui
- 1 abobrinha pequena ralada
- 1 cenoura média ralada
- 1 maço de brócolis pequeno usei ninja mas pode ser o tradicional
- 120 g amendoim torrado usei castanha de caju, mas pode ser a oleaginosa que preferir
- 6 talos de cebolinha cortado
Para o molho:
- 60 ml shoyu (4 c. sopa)
- 30 ml oleo de gergelim tostado (2 c. sopa)
- 30 g de gergelim preto tostado
- 15 ml vinagre balsamico (1 c. sopa)
- azeite para finalizar
- pimenta do reino moída na hora
Instructions
- Cozinhe no vapor a cenoura, e a abobrinha ralada com floretes de brocolis. Tente cortar pequeno, tamanho de bocadas, mas que não suma no meio da salada.
- Cozinhe o arroz integral ou o grão escolhido apenas com o sal que usaria normalmente. Esses dois passos eu faço com antecedência e os coloco na geladeira para que fiquem gelados na hora de montar a salada.
- Com todos os ingredientes já gelados, eu misturo todos os ingredientes, inclusive os do molho em um bowl bem grande, mas divido as castanhas, metade misturando na salada e o restante finalizando junto com um fio generoso de azeite.
MARIA MADALENA says
Que delícia! Amo saladas! Legal vc colocar opções para substituições. 8 em 10 é um padrão bem próximo do meu.
Luca says
Que bom que vc gostou! Adoror saber quando vcs curtem as receitas!
Fernanda says
Estava aqui quase dormindo, no meio de um trabalho maçante ( pra não dizer chato mesmo ) e essa receita linda apareceu no meu feed do Google. Deve ficar maravilhosa e é perfeita pra quem , como eu, não consome proteína animal. Farei esse fim de semana mesmo. Obrigada!❤️
Luca says
Ah que legal que vc gostou Fernanda! Fico super feliz quando vcs comentam e dizem que gostam da receita! Sinal de que o todo o trabalho do lado de cá deu certinho ❤️
Giselle says
Parece deliciosa!!! Amo saladas.
Luca says
Oi Giselle,
Eu amo demais o sabor dessa salada!