Eu amo esse prato por inúmeros motivos:
✔️fã de abóbora
✔️fã de carne seca
✔️fã de coentro
✔️fã da comida da minha mãe
A minha mãe, gênia em toda sua simplicidade, nos acostumou a comer cozido, prato típico português com uma tigela de molho à campanha (como chamamos no Rio o vinagrete de muitos estados no Brasil) ao lado para regar os legumes. Nessa versão do molho dela, vai coentro ao invés de salsa. O que para mim é um upgrade. A ideia de fazer esse preparo dessa maneira, foi exatamente ter na geladeira um pouco de abóbora já assada do risoto. Dessalguei e refoguei a carne seca como costumo fazer normalmente e o passo-a-passo vc encontra aqui nessa delícia de receita do gnocchi de banana-da-terra.
O legal dessa versão de Carne seca com abóbora à minha moda, é porque ela não precisa ser servida quente. Se quiser, pode ser uma salada morna ou até gelada…
Carne seca com abóbora à minha moda
Ingredients
Para a abóbora:
- 600 g de abobora cabotiá sem casca e em cubos
- 4 dentes de alho
- 2 c. sopa de azeite
- alecrim tomilho ou a erva de sua preferência
Para a carne seca:
- 400 g de carne seca dessalgada e desfiadinha usei coxão duro
- 1 cebola média micropicada
- raizes de coentro de 1/2 molho bem picadinha
- 2 c. sopa de manteiga usei de garrafa
Para o molho:
- 2 to mates em cubos
- 1 cebola roxa em cubos
- 1/2 pimentão vermelho em cubos
- 1/2 maço de coentro picado
- 1/4 xic de azeite
- 2 c. sopa de vinagre
- sal e pimenta a gosto
Instructions
- Coloquei os cubos de abobora, os dentes de alho, as ervas e reguei com o azeite, temperei com sal e pimenta e espacei os cubos para que assassem por igual. Deixei no forno a 200º por 35-40 minutos ou até que a casquinha estivesse dourada, mas fácil de furar com o garfo
- Com a carne seca já dessalgada e desfiada, eu fritei a cebola e as raizes de coentro na manteiga e adicionei a carne seca até que a cebola ficasse transparente e macia.
- O molho eu misturei todos os ingredientes e reservei.
- Para montar fiz uma caminha de abobora assada, coloquei a carne e reguei tudo com molho vinagrete e fui para o abraço. Em tempos de pandemia, o abraço que ta valendo é a comida no estômago
Alucir says
Show.