Um dos acompanhamentos que aprendi a amar com a minha mãe é ssouffle. Acredito que era uma das milhares de tentativas para nos interessarmos por legumes sem ser de maneira óbvia quando criança. Já contei que era uma criança bem chata pra comer? Lembro bem que só assim comia chuchu. E que além de chuchu, ela variava com cenoura e espinafre.
O souffle de espinafre é o mais versátil pois você pode começar servindo um creme de espinafre e se sobrar desse acompanhamento ele vira um souffle perfeito no dia seguinte! A mesma regra funciona com creme de milho também!
A receita do creme de espinafre já tem aqui no site e para virar souffle, vc só precisa incrementar com ovos e bastante parmesão.
Souffle de Espinafre
- Se for substituir a farinha, cuidado com a opção escolhida, ela altera o resultado final.
- Não mexa demais para incorporar as claras ao creme de espinafre, isso faz com que não fique leve e dificulte subir enquanto assa.
Ingredients
Para o refogado os ingredientes são:
- As folhas de dois maços de espinafre higienizados as partes menores do talo também entram.
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola picada
- 1 c. chá de manteiga
- 1 cubo de caldo de galinha
Para o creme:
- 2 c. de sopa de manteiga
- 1 cebola média picada fina
- 3 c. de sopa de farinha de trigo
- 3 xíc. de leite
- sal e pimenta a gosto
- noz moscada a gosto
Para o souffle:
- 5 ovos gemas separadas da clara
- 1/4 xicara de parmesão ralado para forma
- ¼ vicara de parmesão ralado para o creme
- 3 c. sopa de farinha de rosca
- Creme de espinafre já finalizado
Instructions
Para o refogado:
- Cozinho a folha do espinafre em agua fervente or uns 3 minutos e jogo direto em uma tigela com gelo e água para parar o cozimento. Escorro da água apertando bem para sair toda a água e pico as folhas grosseiramente.
- Em uma frigideira, refogo a cebola na manteiga e coloco uma pitada de sal para soltar a água da cebola mais facilmente. Adiciono o alho e o cubo de caldo de galinha e por último o espinafre. Se necessário acerte o sal.
Para o Creme:
- Numa panela grande, derreto a manteiga e refogo a cebola . Junto a farinha e mexo com a colher de pau, por cerca de 2 minutos até a farinha ficar bem dourada.
- Coloco todo o leite e com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura.
- Abaixo o fogo e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, e tempero com bastante noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora. O ideal é que não empelote, mas fique tranquilo se acontecer, vai tudo para o liquidificador. Se quiser duas texturas diferentes de espinafre separe um pouco de refogado e reserve.
- O restante coloque no liquidificador junto com o molho bechamel.
- Retorne o creme para a panela, adicione o restante do espinafre reservado e mexa bem.
Para o souffle:
- Pré-aqueça o forno a 200º. Misture a farinha de rosca com queijo parmesão ralado. Unte uma fôrma redonda canelada alta grande ou 6 pequenas (ramekin) e salpique com a mistura de queijo e farinha de rosca, limpando as bordas para que o souffle cresça reto e não transborde.
- Bata as claras em neve. Enquanto isso, em um bowl grande incorpore as gemas ao creme de espinafre já pronto e frio. Adicione aos poucos as claras batidas mexendo das bordas pro centro, de baixo pra cima de maneira que as claras misture com o creme mas que não perca o aerado.
- Transfira a massa para o ramekin escolhido e asse por 30 minutos. Se vc optou por fazer toda a massa em um único ramekin é provável que leve em torno de 40 minutos. Sirva quente, porque mesmo dando certo, muitas vezes ele murcha.
Deixe um comentário