Pense em uma sobremesa boa. Pensou? Essa é a minha sugestão: Merengue com creme inglês e morangos macerados. Aqui tem uma sobremesa bem baunilhuda, com o frescor e leve acidez do morango e a crocância do merengue. Há uma semana para o dia dos pais e uma ótima ideia para servir. E aqui ensino a fazer o merengue, mas se vc quiser pode substituir por suspiros prontos e só se preocupar com o preparo do creme inglês e os morangos macerados. Como está na época de morangos, vc não tem muito trabalho para encontrá-los e além disso como o creme inglês leva gemas e o merengue leva claras é uma ótima maneira de usar o ovo integralmente! Creme inglês aqui em casa é coringa e acompanha uma variedade de sobremesas. Desde um mousse de chocolate amargo, pudim de claras, salada de frutas, galettes
Para o merengue (pode ser susbtituído por suspiros prontos):
4claras de ovos
1/2xic de açúcar
papel encerado ou fôrma untada e enfarinhada
Para o creme inglês:
500ml2 xic de leite, ou creme de leite (pode ser de caixinha), ou um mix dos dois!
1/2fava de baunilha ou 1 c. de chá de extrato baunilha
4gemas
⅔de xíc. de açúcar
Para o morango:
2bandejas de morango sem folhas e cortado em cubinhos
1/2xic de açúcar
raspas de limão sicilianoopcional
Instructions
Para o merengue:
Bata as claras em neve até ficarem firmes. Comece com a velocidade baixa, e vá aumentando quando começar a esbranquiçar.
Adicione o açúcar aos pouco até que fique firme e brilhante.
Com colheradas generosas, faça montes de suspiro do tamanho desejado em uma assadeira forrada com papel encerado ou untada com manteiga e farinha. Aqui fiz suspiros grandes para fazer porções individuais.
Asse em forno baixo (150ºC) por 30 minutos. Deixe esfriar dentro do forno com a tampa aberta por até 4h. Mantenha em pote hermético caso faça com antecedência.
Para o creme inglês:
Em uma tigela adicione as gemas, o açúcar e a baunilha e batacom um garfo ou batedor de arame até que um creme claro se forme. Reserve.
Aqueça o leite ou creme, mexendo para que evite criar nata até formar as primeiras bolhas de fervura. Retire do fogo. Despeje uma quantidade pequena na mistura de ovos, mexendo sem parar para que não talhe. O intuito aqui é aquecer as gemas de maneira gradual (o nome da técnica é temperagem). Volte essa mistura de gemas com parte do leite para a panela aonde fez a fervura, e em fogo baixo mexa cuidadosamente com uma colher de pau ou espatula de silicone, sem parar.
Quando começar a engrossar, passe o dedo nas costas da colher em que estiver mexendo o creme. Se a marca aonde passar o dedo permanecer, e o creme não se unir novamente, é o ponto correto (chamado napê). Retire o creme do forno e reserve. Caso o creme talhe, tente bater no liquidificador pois há grandes chances dele voltar a ficar lisinho e passe numa peneira fina apenas para ter certeza que não passe grumos.
Para os morangos:
Corte os morangos já higienizados em cubinhos, misture com o açúcar e reserve . Os morangos soltam parte de seu suco e fica uma calda maravilhosa. Isso é viciante e eu amo até com iogurte natural.
Montagem:
Comece pelo creme, para evitar que os supiros murchem, em seguida sirva uma porção de morangos e finalize com o suspiro.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.