Essa Brandade de Bacalhau é uma ótima maneira de começar esse almoço de Pácoa ou até servir para amigos em um happy hour! Espero que ainda dê tempo para preparar porque vale muito à pena!
Depois de três anos de blog, ? resolvi tirar um tempo lê-se ? e me dedicar as receitas com Bacalhau, um ingrediente que amo, mas por diversas vezes que pensei em preparar acabei não conseguindo a tempo. Dessa vez até teve planejamento, mas a execução também ficou em cima do laço ??♀️!
Me surpreendi como o preparo desse prato: É rápido e com o rendimento bom! Para essa receita vc precisa de apenas 150g e rende bastante para 4 pessoas! Rita Lobo mais uma vez roubando a cena!
Se vc conseguiu acompanhar o especial de Bacalhau que fizemos na Dedo de Moça (olhar os destaques), pode perceber que para esses preparos aonde o bacalhau é desfiado, não precisa comprar o bacalhau mais caro. Tem opções mais em conta que são perfeitas para bolinhos ou como no caso dessa Brandade. Além disso também não compre em postas carnudas porque também são mais caras e também perde o propósito quando se vai desfiar. Lá no especial da Dedo, também tem dois métodos para dessalgar o peixe: Deixei o meu mais de 24h em água na geladeira trocadno a cada 6h (exceto à noite). Agora, vamos à receita porque o tempo é curto!
Brandade de Bacalhau
Ingredients
- 150 g de bacalhau salgado desfiado
- 2 batatas
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 dente de alho picado fino
- 1 folha de louro
- ½ cebola picada fina
- 3 colheres sopa de azeite
- ½ xíc. chá de azeitonas pretas sem caroço picada
- 1 c. chá de raspas de limão siciliano
- ½ c. chá de pimenta-de-caiena
- ½ c. chá de noz-moscada
- 1 c. chá de salsinha picada
- ¼ de colher chá de sal
- fatias de baguete para servir
Instructions
- Encha uma panela média com água fria.
- Descasque as batatas e corte em pedaços médios. Transfira para a panela com água para que elas não oxidem e escureçam.
- Descasque os dentes de alho e junte à panela. Misture também 1 colher (chá) de sal e leve a panela ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).
- Enquanto a batata cozinha, escorra o bacalhau da água, desfie com as mãos e retire pedaços de pele e espinhas.
- Reserve ⅔ de xícara (chá) da água do cozimento das batatas e escorra o restante. Passe as batatas com o dente de alho ainda quentes por um espremedor, na mesma panela. Regue com a água do cozimento e misture bem.
- Leve uma panela ao fogo médio com 2 colheres (sopa) de azeite. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue até perfumar. Adicione o bacalhau desfiado e refogue por mais 2 minutos. Junte as azeitonas e as raspas de limão, misture e desligue o fogo.
- Junte o purê ao refogado e tempere com noz moscada, sal, pimenta-de-caiena e o restante do azeite. Misture delicadamente e sirva a seguir, com a tapenade de azeitonas e fatias de baguete tostadas.
Júlia says
Luca do céu, aguei aqui! Essa receita deve ficar uma delícia!!! =D