Essa receita de Salada de macarrão com abobrinha e pesto de hortelã é hit aqui em casa e faço pelo menos 1x por mês. Quando faço, lembro sempre da minha Barbarella por duas razões: A primeira é que ela aprendeu a gostar de abobrinha e uma das receitas que experimentou e gostou foi essa. A outra, é porque ela me fornecia da sua hortinha o hortelã para o molho volta e meia. Agora a horta é própria inclusive por incentivo dela.
Se alguém não gostar de hortelã, o manjericão aqui, faria a vez, mas perderia o frescor e a surpresa que o hortelã traz quando foge da obviedade do pesto tradicional.
O sabor ficar perfeito com o frescor do hortelã e do suco de limão. A cremosidade fica por conta de colheradas de cottage.
Salada de macarrão com abobrinha e pesto de hortelã
Servings 4 porções
Ingredients
salada:
- 500 g de massa curta fusilli, farfale, penne, orecchiete
- 4 abobrinhas italianas
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite a gosto
- cubos de gelo para resfriar o macarrão
Pesto de hortelã:
- 1 xícara chá de folhas de hortelã
- 1/2 xíc. chá de azeite
- 1 dente de alho
- 1 colher chá de sal
- raspas e caldo de 1 limão
- 10 nozes
Finalização:
- Colheradas de cottage quanto baste
Instructions
Para a salada:
- Cozinho a massa de acordo com as especificações da embalagem. Porém como é para salada, retiro 1 minutos antes do final do cozimento indicado.
- Enquanto isso, preparo uma tigela grande com cubos de gelo e um pouco de água. Escorro o macarrão para a tigela com gelo para esfriar e interromper o cozimento. Assim que estiver frio, escorro com cuidado para descartar qualquer cubo de gelo e transfiro para uma travessa e coloco um fio de azeite.
- Lavo, seco e corto as pontas das abobrinhas. Divido ao meio, no sentido do comprimento, e depois em fatias em meias-luas grossas na espessura do dedo indicador - assim elas ficam crocantes no centro.
- Em uma frigideira grande antiaderente, aquecida, rego com um fio de azeite e distribuo as fatias de abobrinhas, uma ao lado da outra -(não coloque todas de uma vez, pois assim irão refogar ao invés de dourar), por cerca de 2 minutos de cada lado para dourar por igual.
- Transfira as abobrinhas para uma travessa e tempero com sal e pimenta do reino moída na hora e depois junto ao macarrão e misturo delicadamente. Repito com todas as fatias, regando sempre a frigideira com fio de azeite.
Para o molho:
- Lavo, seco e corto fino as folhas de hortelã. Em uma tigela e cubro com o azeite para que já perfume o azeite e não queime.
- Amasso o alho com o sal até fazer um purê e misturo com o azeite e o hortelã e as nozes. Adiciono as raspas e o caldo de limão e misturo bem.
- Regue o macarrão com o molho e misture. Sirva a salada morna ou gelada e com colheradas de cottage para dar mais cremosidade.