Risoto é salva-vidas! Além da maioria das vezes, ser prato único, ser feito em apenas uma única panela, ele pode ser feito de quase tudo. Versátil toda vida. E um prato bem político, pode ser feito com carne ou em uma versão vegetariana apenas com legumes e caldo de especiarias e aromáticos.
Além disso se sobrou, ele vira um ótimo aperitivo se enrolado, empanado e frito!
Essa versão de Risoto de linguiça e cerveja preta já faço desde o início do casamento e resgatei do caderno de receitas que fazia há muitos, muitos anos atrás!
O segredo de um bom risoto é fogo médio para baixo, não parar de mexer e adicionar o caldo aos pouco. Assim cozinha o núcleo do grão de arroz sem passar do ponto.
O gosto fica bem saboroso, e a cerveja aqui faz a vez do vinho. Não amarga e não afeta a textura e encorajo a vc a experimentar mesmo que desconfie ao ouvir logo de cara os ingredientes.
Risoto de linguiça e cerveja preta
Ingredients
- 500 g de linguiça de pernil sem pele
- 200 ml de cerveja preta
- 1 cebola média picada
- 3 c. sopa de manteiga
- 2 xic de arroz arbóreo
- 400 ml de caldo legumes, frango ou carne
- 100 g Parmesão ralado
- Sal e pimenta
Instructions
- Tire todo o conteúdo da linguiça de dentro da pele e pique os pedaços maiores e retire as partes de gordura que são muito grandes. Os pedaços menores irnao sumir no meio do cozimento e ajudam no sabor.
- Salteie a cebola com metade da manteiga até que fiquem transparentes e salpique um pouco de sal. Adicione a linguiça em seguida e deixe fritar bem para que os pedacinho de gordura se dissolvam.
- Adicione os grãos de arroz e deixe que fiquem bem envolto na gordura. Adicione metade da cerveja e vá alternando com caldo e legumes aos poucos até que os grãos de arroz estejam totalmente cozidos e cremoso. Acerte o sal e adicione 2/3 do parmesão e o restante de manteiga.
- Sirva com mais parmesão por cima.
Deixe um comentário