Amo peixe! Já devo ter falado algumas vezes! Acho que foi herança do meu pai e dos meus avós nordestinos! Morro de saudade do peixe de côco da vó! O problema normalmente é o cheiro do peixe que fica pela casa. Aprendi na escola nesses dias que peixe fresco não tem cheiro e que o armazenamento desse peixe para cozinhá-lo depois é uma tarefa árdua, mas se conseguiu achar um peixe fresco como essa tilápia e se quiser fugir do cheirinho de peixe pela casa, use o forno! Ele é o melhor amigo da minha culinária e ligo o forno de casa quase todos os dias!
Mas devo admitir, já fiz frito e ão tem comparação! Eu não sei se é possível me expressar dessa maneira, mas o peixe ficou cremoso? A casquinha crocante e o peixe tão úmido que desfazia dentor da boca.
O peixe pode ser servido com uma salada de folhas com todos aqueles molhos de salada que já te apresentei antes, como vinagrete, o de tahine ou gorgonzola. Com a salada de fatias de abobrinha para uma refeição super leve. Com creme de milho e arroz. Mas aqui em casa, fizemos o seguinte: Comprei pães de leite bem fofinhos, alface americanas, fatias de cebola roxa e queijo prato com muita muita maionese caseira!
Tilápia empanada
Ingredients
- 4 filets de saint peter
- Suco de meio limão
- Sal e pimenta a gosto
- 2 ovos
- 1 xic de farinha de trigo
- 1 xic de panko
- ½ xic de parmesão ralado
- gergelim preto opcional
Instructions
- Corte o filet de peixe ao meio no sentido do comprimento. E essas tiras em três partes, para que fiquem parecidos com nuggets.
- Tempere com limão sal e pimenta a gosto. Em seguida prepare o empanamento: Um bowl para farinha de trigo, outro para os ovos batidos e por último, um terceiro para o panko com o parmesão. Passe os pedaços de peixe pela farinha de trigo, depois pelo ovo e por último pela farinha panko com parmesão e gergelim preta, sempre retirando os excessos.
- Em uma assadeira, untada com azeite disponha os pedaços de peixe sem sobrepor e asse por 15-20 minutos em 180ºC.
Deixe um comentário