Há umas duas semanas perguntei sobre o que seria comida para o Dia das Mães. As ideias que recebi me emocionaram, porque fizeram me lembrar da pequena cozinha de casa: Dos azulejos verdes, dos armários de fórmica e eletrodomesticos amarelos que vinham herdados da outra cozinha dos meus pais, de como a nossa pia da cozinha era alta e embaixo dela viviam engradados de refrigerantes e cerveja que naquela época eram retornáveis. Lembrei também da mesinha dobrável que ficava no meio da cozinha e que sempre tinha um docinho, mas esse é o post de domingo!
Minha amiga Denise, me disse o quanto essa pergunta mexeu com as memórias afetivas dela em torno da comida e conversamos por alguns e bons minutos sobre as experiências que tivemos e ainda temos. De como o retorno para a cozinha está sendo feito e de que comer bem, em casa, voltou a ser um programaço!
Ela me contou do Ensopado de Chuchu com Camarão que a sua mãe fazia. E instantâneamente, lembrei da versão da minha mãe para esse prato, e novamente da cozinha lá de casa.
Ficou delicioso! Mas não é o da minha mãe, assim como não deve ser o da mãe da Denise. Mas o intuito aqui é homenagear. E, quem sabe um dia, as próximas gerações, lembrem do chuchu, tão coisa nossa. Esse prato não só, me fez lembrar da minha mãe, como também da terrinha que fica logo ali. Pesquisando, descobri que esse prato é de origem carioca, e vejo muito bem por que: leve, descomplicado, despretensioso como ir ao shopping de chinelo, afinal é chuchu…
Com ele, começa o meu abraço que vai até domingo às mães que nasceram para ser mães e nos ensinar o valor do Ensopado de Camarão com chuchu, do pão com ovo frito, que vai nos levar até à escola, porque esquecemos a merenda em casa, e que nos ensina através da comida o que é amar e cuidar do outro.
Ensopado de Camarão com Chuchu
Ingredients
- 2 chuchus 500g
- 500 g de camarão cinza descascados e limpos
- 3 to mates sem pele e sem sementes cortados em cubo
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- ervas frescas picadinhas eu usei coentro, minha mãe usa cebolinha e salsinha
- suco de um limão
- sal e pimenta
- azeite
Instructions
- Regue com suco do limão, o camarão já descascado e limpo (sem aquela tripinha das costas). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
- Com os tomates descascados, corte ao meio e descarte as sementes, pique em cubos pequenos e reserve. Corte a cebola em cubos bem pequenos e também reserve
- Descasque os chuchus. Corte ao meio, no sentido do comprimento (isso até ajuda a descascar aquela parte inferior dele. Descarte aquele miolo branco, aonde fica a semente e corte em cubos de 2 cm. Não pode ser muito pequeno senão desmancha facilmente.
- Em uma frigideira grande, ou de preferência funda, regue um pouco de azeite e frite os camarões. 2 minutos de um lado e 1 do outro. Repita o processo até terminar com todos os camarões. Não coloque todos de uma vez para que não cozinhem no próprio caldo. Retire os camarões.
- Na mesma frigideira, coloque mais azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione os cubos de chuchu e tomate e deixe que cozinhem. Se necessário coloque um pouco de água para que solte a crosta criada durante o cozimento dos camarões. Isso vai dar todo o sabor para o chuchu. Acerte o sal, adicione pimenta do reino, misture e deixe cozinhar com a frigideira tampada em fogo médio até que o chuchu esteja al dente. Volte com os camarões mexa e cozinhe tampado por mais 2 minutos.
- Salpique as ervas frescas picadas e sirva com arroz bem soltinho.