Sempre fui super curiosa com tudo o que falam sobre o Boeuf Bourguignon, desde que li Julie e Julia pela primeira vez e anos depois ao ver o filme.
A Julie se frustra com a receita, umas das mais aguardadas do projeto de seu blog e serviria em uma data especial. Ao fazer, percebi o quanto é cheio de etapas e uma panela que aguente o tranco é importante, além de paciência e perseverança gafanhoto…
A panela que vá do fogão ao forno é o ideal, mas se não tiver, comece a cocção no fogão, transfira para um refratário fundo e cubra.
Enquanto o ensopado está no forno, faça a guarnição que irá para a panela quando estiver tudo já cozido.
Essa receita não tem muito a pegada do Luca na Cozinha… Sempre busco receitas práticas para o dia-a-dia, mas se ficou curioso para experimentar, assim como eu, ou se tem uma panela bonitona como essa daí, vale muito à pena, pois é uma receita à altura.
Boeuf Bourguignon
Se você fica frustrado com preparos demorados, melhor buscar outra receita, mas te prometo que toda a espera será recompensada!
Servings 8 porções
Ingredients
Para a marinada:
- 1 kg de acém limpo e cortado em cubos grandes
- 1 cebola grande cortada em metades e depois fatias
- 1 cenoura cortada em meia lua
- 500 ml de vinho tinto eu usei o bordeaux
- 1 bouquet garni trouxinha com a parte verde do alho poró, louro, tomilho e ramos de salsinha
- 1 litro de caldo de carne
- 2 c. sopa de farinha de trigo
- 3 c. sopa de azeite
Para a Guarnição:
- 150 g de cogumelos frescos
- 100 g de bacon
- 20 cebolas pérola
- 1 c. sopa de manteiga
- Sal e pimenta do reino
Instructions
- No dia anterior, prepare a marinada: Em uma tigela grande, adicione, as fatias de cebola, a cenoura, os cubos de carne, o vinho e o bouquet garni. Reserve na geladeira de 24 a 48h.
- No dia do preparo, separe os cubos de carne. Em seguida, peneire o caldo da marinada, reservando o líquido para adicionar mais tarde. Reserve a cebola e a cenoura.
- Aqueça uma parte de azeite e em temperatura média-alta doure a carne aos poucos, virando quando necessário até que esteja bem corada. Reserve.
- Na mesma panela refogue a cebola e cenoura até que a cebola fique macia. Retorne a carne e a farinha de trigo e mexa bem. Adicione o vinho e deixe ferver. Assim que levantar fervura coloque parte do caldo de carne de carne e tempere com sal e pimenta do reino. Cuidado com o sal, o líquido irá reduzir e o prato pode ficar salgado. Se faltar, ajuste quando a receita está pronta. Leve a panela para o forno preaquecido à 200 C por 2-3 horas ou até que a carne esteja bem macia. Se o caldo da panela for secando e a carne ainda estiver firme, adicione mais caldo de carne. E repita esse processo, até que a carne esteja no pronto.
- Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça a manteiga e logo em seguida, doure o bacon até que fique bem dourado, retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela refogue as cebolas pérolas descascadas por aproximadamente 15 e 20 minutos ou até que comecem a ficar douradas, retire as cebolas e por último na mesma frigideira doure os cogumelos. Retorne o bacon e a cebola até que os cogumelos fiquem prontos.
- Quando a carne estiver pronta, adicione a guarnição pronta e misture até que o caldo cubra todos os ingredientes. Sirva com torradas de pão campagne.