Ah vai?! Pode até não ser tão retrô assim, mas a história do Cuscuz Paulista se embola com a minha, desde quando eu era criança. Lembro que eu adorava fuxicar as receitas nos recortes de jornais e papéis datilografados que minha mãe tinha dentro de uma pasta acartonada cinza que ficava dentro de uma gaveta na estante. Talvez ainda exista fragmentos dessa pasta, e uma coleção de receitas “vintages”, preciso buscá-las!
Lembro que lá tinha uma receita de torta de maçã com farofa em cima, que depois de muitos anos, descobri que os gringos chamam de Crumble ou Brown Betty, mas essa confusão dos nomes das tortas de fruta fica para um outro post.
Nesse aqui, fica o crédito para o Cuscuz Paulista que na infância era de sardinha e pelo qual, minha mãe querida era super elogiada. E quando queriam cuscuz: “Pede à Lucia, que o dela é bem gostoso!”. Nunca curti muito sardinha e todas aquelas coisas que ficavam ali na fôrma à mostra, mas quando criança, achava interessante como tudo que ficava embaixo, de repente ficava em destaque invertido e acabava comendo e bem, mais pela curiosidade!
Vi um Periscope da Luiza Zaidan, há um tempo atrás e cutuquei o marido para saber se ele já havia provado. Resposta negativa, desafio lançado: Fazer o marido gostar e me fazer viajar no túnel do tempo. Fiz o cuscuz e servi para meus pais, irmã e o Fa, é claro. Missões cumpridas: Marido aprovou, voltei a infância e arranquei elogios, daquela que pra mim até hoje, faz não só o melhor cuscuz, mas a melhor comida do mundo!

Cuscuz Paulista
Ingredients
- Ingredientes
- 600 g de camarão médio limpo. Usei o cinza se for comprar com casca, peça o dobro
- 1 limão
- 4 ovos cozidos
- 1 vidro de palmito em conserva
- 1 lata de milho em conserva
- 100 g de ervilha congelada
- 3/4 xic de azeitona verde fatiada
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- 4 to mates sem sementes e picados
- 3/4 xícara de chá de extrato de tomate
- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de água
- 5 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 xícara de chá de farinha de milho amarelo
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- folhas de salsinha para decorar
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Instructions
- Em um bowl tempero o camarão com limão, pimenta e sal. Selo os camarões em porções em uma panela grande pois o caldo e o fundo que ficar na panela vai dar o sabor ao Cuscuz e reservo .
- Corto 1 ovos cozido e os palmitos em rodelas. Reservo. O restante dos dois corto em cubos pequenos.
- Passo azeite em uma fôrma grande com furo no meio, para que o cuscuz desenforme mais facilmente. Arrumo as rodelas de ovos, de palmito, folhas de salsinha e os camarões cozidos, na forma e reservo.
- Na mesma panela, refogo a cebola e o alho na manteiga, coloco os tomates picados, azeitonas, milhos, ervilhas e deixo cozinhar em fogo médio até ficar quase um molho.
- Junto o extrato de tomate, o leite de coco, a água e a salsinha. Acerto o sal e a pimenta-do-reino. Deixo cozinhar por mais 10 minutos.
- Adiciono, aos poucos, a farinha de milho e a de mandioca. Continuo mexendo até que a mistura comece a engrossar. Acrescento o restante do palmito, ovos e os camarões.
- Continuo mexendo até que a mistura se desprenda do fundo da panela. Transfiro o cuscuz para a fôrma preparada e cubro.
- Quando esfria, levo à geladeira por 3 horas, porém pode ser servido também logo em seguida. Desenformo sobre um prato e decoro com as folhas de salsinha. Sirvo com saladas.
Será que eu consigo fazer????
Olá, Boa tarde! Você tem alguma sugestão para entrada? É um almoço para estrangeiros. Vou servir cuzcuz paulista como prato principal e manjar branco com goiaba em calda de sobremesa.A entrada tem que ser leve e não ter nenhum ingrediente do cuzcuz. Não sei o que poderia servir. Tem alguma dica?
Oi Maria Teresa! Já amei o cardápio para o seu almoço!
Tenho algumas sugestões que podem ser no tema brasileiro ou não…
Se for culinária brasileira, pensaria em dadinhos de tapioca com geleia de pimenta, palmito pupunha assado com manteiga e tomilho.
tem essa salada de banana com castanha de caju que é uma delícia
Ou vc pode fazer mini disquinhos de tapioca e fazer carne seca acebolada com cubinhos de queijo coalho, ou um vinagrete com banana da terra picadinha.
Se for sair da pegada brasileira, eu serviria bruschettas com três opções de recheio: abobrinha marinada com queijo de cabra e hortelã, tomate com manjericão, ou queijo branco com azeitona preta e limão siciliano que também podem ser servidos em copinhos
Depois me conta como foi? Mas acho que o sucesso está garantido!
Um abraço!