Conversando com uma colega de trabalho há um tempo atrás, ela me perguntou se havia experimentado purê de banana-da-terra e me explicou como tinha feito e os temperinhos e o sucesso que tinha feito.
Pati, obrigada por ter aguçado a curiosidade! Toda a brasilidade que tem nesse prato me cativou!
Outra coisa que essa receita me proporcionou, foi acertar o ponto da carne seca que também é pura brasilidade!
Comprei um pedaço de lagarto com pouquíssima gordura. Cortei em cubos grande e cobri com água e fervi. repeti o processo 3 vezes e depois coloquei na panela de pressão por 40 minutos em fogo médio, com água o suficiente para cobrir.
No final, quando saiu a pressão e vi que estava cozida, e sem água alguma, fechei novamente a panela de pressão e sacodi bastante. Quando abri a carne estava toda desfiada.
E mais personalidade foi dada com o coentro, o brotinho cozido junto com a carne e as folhinhas salpicadas ao final.
Gnocchi de Banana da Terra
Ingredients
- 6 bananas da terra
- 1/2 xíc de queijo curado
- 1 ovo
- Farinha de trigo para salpicar
- manteiga para fritar
- Para a Carne Seca
- 400 g de carne seca magra cozida e desfiada (sem muito entremeio de gordura)
- 1/2 ramo de coentro com raizes bem higienizadas
- 1 cebola roxa pequena
- 2 c. sopa de manteiga
Instructions
- Faço um corte na casca da banana no sentido do comprimento e as asso até a casca ficar bem escura. Cuidado para não assar demais como as minhas que ficaram com pedacinhos tostados.
- Assim que esfriam, processo com mixer e adiciono o queijo e o ovo.
- Coloco a massa para esfriar no freezer e começo a preparar a carne.
- Douro a cebola na manteiga e salpico um pouco de sal.
- Adiciono a carne desfiada e os brotos de coentro. Deixo fritar até começar a tostar o fundinho da panela e retiro do fogo e deixo descansar.
- Retiro a massa geladinha do freezer e separo em porções. O segredo é manter a massa geladinha e salpico farinha em uma superfície de trabalho e faço tradicional: Cobrinhas enfarinhadas, com cortes e reservo até terminar todas.
- Frito em uma frigideira antiaderente com manteiga até que fique douradinho. Viro e faço e mesmo procedimento do outro lado.
- Coloco em uma travessa e salpico a carne seca e folhinha de coentro picadas.
[…] A minha mãe, gênia em toda sua simplicidade, nos acostumou a comer cozido, prato típico português com uma tigela de molho à campanha (como chamamos no Rio o vinagrete de muitos estados no Brasil) ao lado para regar os legumes. Nessa versão do molho dela, vai coentro ao invés de salsa. O que para mim é um upgrade. A ideia de fazer esse preparo dessa maneira, foi exatamente ter na geladeira um pouco de abóbora já assada do risoto. Dessalguei e refoguei a carne seca como costumo fazer normalmente e o passo-a-passo vc encontra aqui nessa delícia de receita do gnocchi de banana-da-terra. […]