Queria fazer um(a) quiche diferente com um quê de novidade, optei por fazer a massa com aveia ao invés da farinha santa de todo dia. Não estou de mal com gluten, na verdade queria fazer um experimento com o que tinha na despensa. Amigos que não gostam de abóbora, aguardem a próxima receita porque essa não é para você…
E por falar em abóbora, minha relação com ela é de amor, por ser um dos meus legumes favoritos, e ódio, pelo simples motivo dela ser a culpada da maioria das minhas cicatrizes nas mãos. Eu simplesmente odeio descascar abóbora! Já tentaram a proeza? Esse processo cega todas as minhas facas, eu suo com medo de me cortar, mais da metade fica da polpa fica na casca, olha, é de chorar… Que inveja do Rodrigo Hilbert essa hora, que descascou a abóbora como se fosse manteiga na minha frente com aquela peixeira dele.
Para resolver essa odisseia, ou compro ela já descascada, obrigada Hortifruti, ou, ou, ou… cozinho com casca e tudo para depois descascar. A Ofélia deste século é a tal de Rita Lobo, gente! Só coloca-la na agua fervendo por 10 minutos com a casca pra baixo… Ela não fica cozida por completo, nem é essa a intenção pois vai ser usada ainda em outra preparação.
Quiche de aveia com recheio de abóbora assada e gorgonzola
Ingredients
Massa:
- 2 xícaras chá de Aveia em Flocos Finos
- 50 g de Manteiga
- 1 Ovo
- ½ colher chá de Sal
- 1 colher sopa de Linhaça (opcional)
- 1 colher sopa de Gergelim preto tostado (opcional)
Creme:
- 200 g de creme de ricota ou 150 de cream cheese
- ¼ xícara chá de Leite
- 3 ovos
- 1 dente de alho pequeno e se puder tire o bulbo do centro
- noz moscada
- Sal e Pimenta
Recheio:
- 200 g de abóbora japonesa fatiada fina
- 2 dentes de alho fatiados
- 1/3 xic de azeite
- 3 ramos de alecrim
- 50 g de gorgonzola esfarelado ou em cubos pequenos
Instructions
- Pré aqueço o forno a 200ºC. Coloco abóbora laminada em uma forma forrada com papel alumínio ou antiaderente, coloco o azeite, salpique sal e pimenta e misturo bem até que todas as fatias estejam cobertas de azeite e com os temperos bem distribuídos. Distribuo os dentes de alho fatiados e os ramos de alecrim e asse até que a parte de baixadas abóbora fique dourada. Tento virar as fatias da abóbora para que o doure do outro lado também. Reservo. Este passo pode ser feito antecipadamente. Aqui em casa fiz dois antes e duro foi não atacar a abóbora na geladeira antes de fazer o preparo do quiche.
- Todos os ingredientes da massa na mesma tigela até conseguir uma farofa grossa, não é o tipo de massa que fica toda unida em uma bola... Pode usar o processador conseguirá exatamente o mesmo resultado.
- Todos os ingredientes do creme no liquidificador.
- Forro uma fôrma de fundo removível de 26cm . Não precisa subir muito com a massa pelas laterais pois esta é uma quiche baixa, para ser fininha.
- Distribuo as fatias de abóbora pelo fundo da fôrma desprezando o galho central do ramo de alecrim, as folhas eu deixo. Também não desprezo os dentes de alho que não devem estar tostados e sim macios. Esfarelo o gorgonzola em cima ou distribuo os cubinhos de maneira uniforme
- Por último, cubro com o creme. Deixo assar até que a cobertura fique dourada.
Foto da montagem:
Marta says
Bom dia!
Amei o blog, estou redescobrindo a cozinha nestes dias.
Sugestão : eu lá no a abóbora com casca e tudo, embrulho ela no papel alumínio de deixo uns 40min. Em forno pré aquecido, há 180oC.
Divagações para descascar.
Luca says
Nossa, vou testar! Obrigada pela dica Marta!?