Eu aprendi a gostar de couscous com a Martha Stewart e seus livros. Desde que eu vi que era super simples de preparar, volta e meia ele faz a vez do arroz aqui em casa.
Essa versão da salada de Couscous Marroquino da Rita, não é diferente, e ela fica uma delícia acompanhando o frango com laranja, que mostrei anteriormente.
A Rita Lobo em muitas das suas receitas puxa para o lado do Oriente e isso me fez mais ainda fã. Nessa receita, o diferencial é que ela usa canela em preparo salgado e o que não é muito comum pelas bandas de cá…
Outro ingrediente que marca presença na salada e passou a fazer sucesso recentemente aqui em casa foi alcaparra. Sempre errei a mão e achava que o gosto era marcante demais, ou salgada demais e desmistifiquei com a salada de macarrão com azeitona que você encontra no site.
Salada de Couscous Marroquino
Servings 6 porções
Ingredients
Para Couscous:
- 2 xíc. de couscous marroquino
- 1 xíc. de tomatinho cereja
- 1/2 xíc.de amêndoa laminada
- 2 c. sopa de uvas passas
- 1/2 xíc. de folhas de salsinha
- 2 c. sopa de manteiga
- sal e pimenta a gosto
Para o molho:
- 1 c. sopa de caldo de limão
- raspas de 1 limão
- 1 c. sopa de alcaparras
- 3 c. sopa de azeite
- 1/2 c. chá de canela em pó
- pimenta do reino a gosto
Instructions
- Em uma panela fervo um pouco mais de 2 xíc. de água. Coloco em uma tigela, o couscous, o sal, as passas e a manteiga.
- Quando a água ferver, uso 2 xíc. de água e regue o couscous. Misturo bem, e tampo para que os grãos cozinhem no próprio vapor.
- Tosto as amêndoas laminadas e reservo. Lavo e seco os tomates e corto na metade e douro por 1 minuto em uma frigideira.
- Depois de 5 minutos solto o couscous cozido com um garfo mexendo bem.
- Misturo com o molho pronto e na hora de servir misturo as folhas de salsa, as amêndoas, o tomate e misturo novamente. Verifico o tempero e adiciono mais sal e pimenta se necessário.
Molho:
- Em uma tigela misturo os ingredientes do molho. Não uso sal no molho por conta do sal das alcaparras.