Sabe aqueles filmes que sempre quando você está zapeando e esbarra com ele, sabe que é conforto garantido? Acontece comigo quando vejo Sem Reservas.
Adoro ver Abgail Breslin ainda criança. Me apaixonei por ela ao ver Pequena Miss Sunshine sem pretensão nenhuma de que seria um filme excelente! O elenco ainda tem como protagonistas, Catherine Zeta-Jones (Chicago) e Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar) como Nick.
O longa-metragem é uma refilmagem de um filme alemão excelente, chamado “Simplesmente Martha” de 2001 que é mais denso, com menos cara de Sessão da Tarde.
Catherine é Kate, uma chef de cozinha perfeccionista, metódica sem vida pessoal. Depois de perder sua irmã em um acidente de carro, a protagonista recebe a custódia de sua única sobrinha, Zoe. A vida da chef vira de cabeça para baixo, quando encontra em uma cena um homem cantando ópera na cozinha do restaurante sofisticado em que trabalha. O cantor é Nick, chef contratado para substituí-la enquanto a chef se adapta ao novo cotidiano com uma criança morando em sua casa.
Ao longo do filme a relação entre os três se desenvolve, e mostra como a chef Kate tem sua visão do mundo questionada e obrigada e quebrar seus paradigmas ao tentar se adaptar à nova realidade. Achei interessante, como o filme mostra as inseguranças que vêm à tona por ser uma chef mulher em um meio dominado por homens…
O crescimento da personagem de Zeta-Jones de uma mulher bloqueada emocionalmente, que não aceita palpites ou críticas para uma pessoa mais aberta, amorosa e menos regrada fica claro ao final da obra. Um longa delicado e interessante por colocar uma mulher forte, moderna e com uma carreira sólida é um prato cheio para quem procura personagens mais complexas e que façam o espectador se identificar e embarcar no roteiro de corpo, alma e até mesmo estômago!
A mulher que antes era solitária e isolada agora tem um relacionamento amoroso e família. Mas percebe que tudo está a ponto de ruir quando descobre que a dona do estabelecimento ofereceu seu cargo ao seu colega. O sub-chef recebe a oferta para chef executivo em um restaurante em Chicago. Kate ao saber da verdade vai até sua casa contrariando suas regras e seu medo de relacionamentos pedindo para Nick ficar.
A obra é interessante para quem tem curiosidade de ver a dinâmica dentro de uma cozinha refinada. Sem falar, que em algumas cenas vemos pratos maravilhosos e como o funcionamento de um restaurante é regrado e um trabalho totalmente em equipe.
Para se preparar para o papel de chef, Zeta-Jones disfarçada trabalhou durante um dia no restaurante Fiamma Osteria, de Nova York. E alguns clientes chegaram a desconfiar e mencionar sua semelhança com a atriz.
Ficha Técnica:
No Reservations
Ano: 2007
Direção: Scott Hicks
Duração: 103 minutos