Uma das coisas que tenho mais sentido diferença desse blog para o antigo lá em 2009, é a interação que temos com as mídias sociais. O post precisa ultrapassar as barreiras do site e ter alcance no facebook, instagram, pinterest, youtube, eventos ao vivo, e a cada dia surge um novo recurso.
E como ser onipresente e fazer com que o conteúdo original não se perca ou seja esquecido no passado? Quais ferramentas adotar para que tudo esteja devidamente publicado em momento certo? Como reaproveitar conteúdo excelente já publicado que vale à pena ser revisto?
Em um pouco mais de um ano de blog , já tentei Google Calendar, Trello, Excel e todos ainda dependiam muito do meu tempo no exato momento da publicação sendo que em muitas das situações dependia de acesso a internet.
Até que tive a oportunidade de testar CoSchedule. Relutei de início pois ele é um recurso pago. Eles normalmente oferecem um período de experiência de 14 dias e você pode testar aqui.
Ah, vou deixar de falar, e vou deixar eles mostrarem:
E essa ferramenta conecta os pontos que faltavam! As vantagens para mim foram:
-
Tudo começa com o post.
A ferramenta tem interação direta com o WordPress e até oferece um plugin do qual você tem o acesso ao CoSchedule de dentro do WordPress com acesso a todos os recursos oferecidos no webapp (pela página do CoSchedule).
-
Cria uma campanha social super inteligente, intuitiva, tornando o processo mais coeso.
A falta de tempo me fazia muitas vezes replicar o material do Facebook no Instagram ou vice e versa. Com o CoSchedule, consigo centralizar tudo em único lugar, planejar chamadas para as mídias de uma só vez e com isso criar conteúdo exclusivo para cada, além de programar o Pinterest e colocar o mesmo pin em diversos boards e ele toma conta da publicação por mim em ordem cronológica, e me avisa a hora de publicar no Instagram!
-
CoSchedule já está preparado para vídeo!
Ele dá opção de você publicar vídeos, direto na ferramenta, o que muitas outras ferramentas de automação ainda não conseguem.
-
Você consegue visualizar o calendário e reorganizar os itens com drag em drop!
É só arrastar os itens a serem reagendados. E se você tem mais de uma série de posts pode organizar com labels por tema (Uso com reviews, receita de vídeos, receitas diversas, dicas, etc.).
-
Após publicada a Campanha, você consegue ver o engajamento em todas as mídias no mesmo lugar:
-
CoSchedule tem um recurso chamado ReQueue, que programa conteúdo já publicado para preencher lacunas no seu calendário editorial. Veja como funciona aqui
Prós:
Economia de tempo é significativa ao agendar posts. Toda a informação se encontra em um único lugar e segue do WordPress direto, pois segue um fluxo contínuo e fica mais fácil para alternar o tipo de conteúdo.
Além de ter o relatório de conteúdo de maior audiência, ainda mostra o engajamento logo após a publicação.
O CoSchedule te propõe o melhor horário de publicação, o que te poupa um tempo para descobrir que não é muito fácil de descobrir…
Interface bonita e amigável e com os seu conteúdo mais acessado logo no tela inicial (dashboard), facilidade de ver engajamento nas mídias.
Contras:
É pago e converter é preciso US$30 é salgado para uma solopreneur…
Não cria Social message em formato de Carrousel nem no Facebook nem no Instagram (ainda);
Ainda não consegui entender mas a informação do Rich Pin não funciona por aqui, e as receitas não ficam formatadas;
- Esse não é um publieditorial. O CoSchedule tem um programa de indicação que oferece 50% de desconto a quem faz um post sobre a ferramenta e como já venho há algum tempo querendo dar dicar para quem pretende ter um blog achei uma opção positiva para ambos;
- Mesmo com o blog tendo só um ano, ser um time de uma pessoa só é difícil às vezes. Quanto maior o número de informações conseguir administrar de um só lugar, melhor.