Um dos motivos por ter escolhido esse livro é o mesmo que me faz gostar muito do trabalho da Rita Lobo. Transformar ingredientes simples e apresentá-los de maneira que vc se faz aquela pergunta inevitável: “Nossa! Como nunca pensei nisso antes?”.
Esse bolo encharcado de laranja, amêndoa e canela, não leva bebida alcoólica mas é um bolo adulto. Como explicar? Pede um paladar diferente, não lembra muito dos bolos que vemos por aí, que também têm seu valor. Ele é muito simples e enquanto escrevo para vocês fico lembrando do gosto…
Rita fala que não se costuma servir bolo de sobremesa, mas esse foge à regra e concordo, discordando: Adoro qualquer bolo e até em sobremesas!
Da receita original precisei adaptar um pouco e seguem as minhas três considerações:
- A medida original de canela, me pareceu muito e reduzi pela metade e foi acertado, pelo menos para nós que experimentamos.
- A calda também me pareceu muita, mas não tive como regar com intervalos. Fotografei assim que retirei do forno e esfriou tempo suficiente para virar e já regar. Depois de fotografado, foi experimentado! Juro, não deu tempo. Vou tentar da próxima vez usar toda a calda
- Espere o bolo esfriar para desenformar. A massa é muito leve e apenas sacudindo para soltar da forma, o tampo de soltou…
Bolo encharcado de laranja e amêndoa
Servings 6 porções
Ingredients
Para Massa:
- 8 ovos
- 1 xíc. de açúcar
- 1 3/4 xíc. de farinha de amêndoas 200 g
- raspas de 2 laranjas
- 2 c. chá de canela em pó fiz apenas com 1 - ver notas
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Para calda:
- 2 xíc. de caldo de laranja usei Bahia
- 1 xíc. de açúcar
- 1 laranja em gomos
Instructions
- Unto e polvilho com farinha uma forma de 23-25cm. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Separo as gemas das claras. Coloco as claras na tigela grande da batedeira, e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes.
- Junto o açúcar, a canela e as raspas de laranja às gemas e misturo muito bem com uma colher ou com um batedor de arame. Por último, misturo a farinha de amêndoas.
- Na batedeira, bato as claras em neve, até que fiquem firmes. Retiro e misturo apenas 1/3 delas às gemas. Com uma colher, mexo bem. Junto o restante das claras e incorporo delicadamente com uma espátula. Faço movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora. Essa clara é que vai tornar o bolo leve e fofo.
- Transfiro a massa do bolo para a fôrma preparada e levo ao forno para assar por 30 a 40 minutos (cada forno é um forno). Uso o truque do palito para saber se a massa já está assada.
- Retiro do forno e espere esfriar, antes de desenformar. O bolo é muito aerado e se manipular demais pode quebrar. No meu caso, sacudi demais para soltá-lo da fôrma e o topo dele, meio que descolou, Ops! Coloco-o em um prato bem fundo pois lá vem a calda e é muita!
Para a Calda:
- Enquanto o bolo assa, faço um suco de laranja e meço 2 xícaras. Numa panela, levo o suco ao fogo médio com açúcar.
- Com o bolo já frio vou regando toda a calda sobre a massa e laterais. Dou intervalos e regp novamente. Ele vai ficar encharcado, é assim mesmo. Depois de algumas horas, a massa terá sugado toda a calda. Se quiser, decore com gominhos de laranja. Totalmente opcional.
Notes
Uma dica da Rita: caso não encontre a farinha de amêndoas à venda no supermercado, compre 200 g de amêndoas sem pele e bata no processador, ou liquidificador, até formar uma farinha.
Uma dica da Luca: 2 c. chá de canela é bastante canela. Experimente a receita com apenas 1 c. chá. Se achar que tinha mais espaço para outra faça novamente com a medida original. =)