Pode parecer loucura, mas apesar de descobrir que esse bolo gelado de coco é super tradicional eu só fui acha-lo em meados de julho e desde então tem sido teste em cima de testes.
Já fiz umas cinco vezes depois da descoberta e três deles foram (pausa dramática) de caixinha! Isso mesmo que você leu: eu testei esse, esse, e esse (na ordem que mais gostei e não, não é post patrocinado). A ideia veio quando li a receita no Panelaterapia.
Das receitas, do bolo com ingredientes misturados que não vem na caixinha, testei 2: esse e esse, sendo o último foi o que mais gostei e não é à toa, que é o mais badalado em SP! A Carole é juri no “Que seja doce”, professora, e sócia no La vie en douce.
Resumindo, de todos os testes que fiz, o bolo ainda com os ingredientes separados ganham, mas por favor não julguem, na hora do aperto, o bolo de caixinha, sim pode salvar um almoço de família, um lanche com os amigos, ou o bolo para comemorar o aniversário na casa da avó!
Ainda rende um ou outro nariz torcido mas se pegam desprevenidos quando conto o segredinho…
Bolo gelado de coco: Independente de qual caminho escolher, a chegada é a redenção!
Ingredients
Massa
- 5 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 copo de 200ml de leite
- 1 1/2 de farinha de trigo
- 1 colher sobremesa de fermento em pó
Calda
- 1 lata de leite condensado 395g
- 1 lata de leite 400ml
- 1 vidro de 200ml de leite de coco
Finalização
- 100 g a 150g de coco branco seco ralado
Instructions
- Separe as claras da gema e bata as claras em neve até ficar bem fofa e leve.
- Enquanto isso, peneire a farinha e junte com o fermento. Separe tudo numa única vasilha.
- Com a clara em neve no ponto, reduza a velocidade da batedeira e adicione as gemas, uma a uma. Em seguida, coloque o açúcar e bata mais.
- Por último, coloque a mistura da farinha com o fermento intercalando com o leite até a massa ficar homogênea. Unte uma forma quadrada e transfira a massa.
- Leve ao forno preaquecido em 180°C, por 45 minutos.
- Enquanto o bolo está no forno, misture os ingredientes da calda e separe o coco seco numa vasilha.
- Com o bolo pronto e quente, ainda na forma, corte em quadrados do tamanho que deseja servir e fure-o inteiro com um garfo,Em seguida, regar a calda no bolo quente e na forma, principalmente nas laterais.
- Deixe o bolo na geladeira por um dia. Não corte o bolo quente, pois está mole e pode quebrar. No dia seguinte, após ficar na geladeira, com cuidado retire cada quadradinho da forma
- Passe cada pedaço no coco ralado e embale os pedaços no papel-alumínio.
DICA: O mesmo pode ser congelado, e para consumir só descongelar 15 minutos antes.