Vou contar uma história sobre o meu molho de tomate caseiro…
Era uma vez o molho de tomate pronto, temperado, vendido no mercado, que me atendia perfeitamente durante 9 anos de casada, e não me decepcionava, pau para toda obra. Ele estava ali, sempre disponível e tinha variações daqueles sabores que todos amam: manjericão, ervas finas (???) com cubos de caldo carne, ou sabor pizza, azeitona ou outros tantos.
Mas algo me incomodava desde criança: A maldita pele do tomate! Ela está equiparada à nata do leite, gomos de laranja e casca de caroço de feijão preto. Sim porque, mesmo quem é bom de boca tem também seus arquiinimigos!
Até que um dia, não muito tempo atrás, me perguntei, se colocasse as ervas que mais gosto, aquelas ali da hortinha,? e se fosse dona de minha própria combinação? E se o macarrão de casa tivesse o gosto daquele de restaurante italiano?! Pan pan pan! Depois de muito teste esse é a receita favorita para o meu molho de tomate caseiro é essa daí com variações.
Não quer passar pela chatice de pelar o tomate? Está sem tempo durante a semana no jantar? Não se preocupe! O tomate pelato em lata também é uma boa alternativa!
Se o tomate começar a passar na gaveta da geladeira, retire os amassadinhos e congele do jeito que está. Antes de começar a preparar o meu molho de tomate caseiro, retire o tomate congelado e passe no ralo grosso. A pele vai continua lá, assim como a semente mas tão pequenas que até os mais implicantes com pele, como eu, vão admirar o resultado.
Quer fazer para colocar na pizza? Substitua o tomilho por orégano seco ou fresco.
E o melhor: Esse molho pode ser congelado! Congelo em bolsas de plástico com fecho, e elas ficam na lateral do congelador em pé! Na hora de usar, só quebrar em cacos e deixar ferver!
Como eu faço aqui em casa:
Tiro a pele do tomate, fazendo uma cruz na parte debaixo dele e tirando aquele olhinho e coloco em agua fervente por 3 minutos. Transfiro automaticamente para uma tigela com água e bastante gelo para parar o cozimento. Corto em cubinhos, desprezando as sementes.
Refogo a cebola micropicada no azeite, e quando estiver transparente, adiciono o dente de alho. Adiciono os cubos de tomate e 1/2 xic. de água, coloco os cabinhos de tomilho (ou debulhando) e coloco o extrato quando o tomate não está super vermelho.
Acerto o sal e pimenta e às vezes uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate. Por último corto bem fininho as folhas do manjericão e desligo o fogo imediatamente.
O seu maior problema depois do molho de tomate caseiro é voltar a pegar aquele na prateleira do mercado, acredite em mim…
O meu molho de tomate caseiro é base para ragu, no polpetone ou apenas com uma massa caseira já basta
O meu molho de tomate caseiro
Ingredients
- 4 to mates ou lata de tomate pelatto
- 1 dente de alho e
- 1 cebola média.
- 1 c. sopa de extrato de tomate ajuda a dar o vermelhinho
- 1 c. sopa de manteiga gelada
Instructions
- Tiro a pele do tomate, fazendo uma cruz na parte debaixo dele e tirando aquele olhinho e coloco em agua fervente por 3 minutos.
- Transfiro automaticamente para uma tigela com água e bastante gelo para parar o cozimento. Corto em cubinhos, desprezando as sementes.
- Refogo a cebola micropicada no azeite, e quando estiver transparente, adiciono o dente de alho.
- Adiciono os cubos de tomate e 1/2 xic. de água, coloco os cabinhos de tomilho (ou debulhando) e coloco o extrato quando o tomate não está super vermelho.
- Acerto o sal e pimenta e às vezes uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate. Adiciono uma colher de manteiga bem gelada para deixar a textura do molho mais sedosa
- Por último corto bem fininho as folhas do manjericão e desligo o fogo imediatamente.