Essa salada é uma opção para variar a saladinha de folhas verdes de todo santo dia. Quando comecei a experimentar receitas novas descobri que aqui em casa o que faz sucesso é colocar um “croc”no meio da comida.
Sejam nozes, amêndoas ou castanhas de caju ou do Pará (não vou chamar de “Castanha do Brasil” porque ao meu ver é frescura e coitado do Pará!).
Só que eu era a única que curtia alho-poró aqui em casa e nessa versão fez sucesso e time que está ganhando não se mexe!
Salada morna de alho poró e abobrinha
Servings 4 porções
Ingredients
- 1/3 xícara de nozes
- 1 dente de alho amassado
- suco de 1/2 limão
- 5 c. sopa de azeite divididas
- sal e pimentas moedas na hora
- 2 talos de alho poró deixar a parte debaixo, a raiz, que segura as camadas (parte branca e verde mais clara apenas. A mais escura guardar para o caldo de legumes). Higienizados mas com cuidado para não desmontar.
- 2 abobrinhas grandes cortadas no sentido longitudinal em cruz
Instructions
- Em um frigideira seca, tosto as nozes, mexendo sempre para que toste por igual, algo em torno de 5 minutos. Quebro grosseiramente.
- Misturo as nozes com o alho amassado, o suco de limão e 3c. sopa de azeite em uma tigela grande e tempero com sal e pimenta. Reservo.
- Pincelar o alho poró e a abobrinha como as 2 c. sopa restantes do azeite. tempere com sal e pimenta e grelho, virando sempre até que estejam macios e com partes já tostadas. De 5-8 minutos para o alho poró e 8-10 minutos para abobrinha.
- Transfiro os vegetais para uma tábua de corte. Desprezo a raiz do alho poró e corto em meia-luas grossas de 3 cm. Misturo com o molho reservado e acerto o sal, pimenta e talvez um pouco mais de suco de limão.