Essa Salada de Couscous com salmão tem muitos processos mas é uma delícia e vale todo o esforço. O segredo é fazê-los aos poucos e depois só combinar!
Ela é uma construção de sabores, então quando quero algo saudável e busco uma salada que sirva de prato principal, procuro algo assim, com texturas diversas (couscous,a maciez do salmão, crocância das amêndoas, suco do tomate, cremosidade do pesto. Sua boca já encheu d’água? A minha também!
Eu geralmente faço muito pesto e deixo na geladeira. Pesto é um atalho! Essa semana vou postar a outra salada com pesto que volta e meia também aparece aqui em casa.
Faço o pesto em um dia e guardo em um pote hermético de 5 a 7 dias. E o pesto é tão bacana, que dura até 3 meses no freezer! Tem aquele verdinho sobrando? Hortelã, salsa, manjericão, rúcula, espinafre! Faz pesto e assim não rola desperdício! Aproveito nesse dia, e compro tomatinhos e já deixo higienizado na geladeira.
Faço o couscous no mesmo dia que o salmão. O caldo que vc cozinhou o salmão, serve para hidratar o couscous. E de novo, você pode fazer até 2 dias antes de servir.
Quando vc faz os processos separados é bom porque quando vc vai montar a salada, todas as camadas de sabor já estão refrigeradas e salada fica bem gelada!
Agora chega de spoiler e partiu receita dessa salada de Couscous com salmão que é uma das minhas favoritas! Mas uma coisa te afirmo: Planejamento faz a diferença!
Salada de Couscous com salmão
Ingredients
Cuscuz:
- 1 xícara de couscous
- 800 ml de agua
- 1 c. chá de curcuma açafrão da terra
- 1/2 cebola cortada ao meio
- sal a gosto
Pesto:
- 1 a 2 dentes de alho
- 150 ml a 175 ml de azeite 2/3 xic
- folhas de 1 molho de manjericão bem gordinho
- 50 g de castanha de caju
- 1/3 xic de parmesão ralado
Montagem:
- 1 cebola roxa pequena bem picada deixada de molho em agua gelada
- 15 to mates grape cortados. Os maiores em 4 partes
- 100 g de mussarela de bufada em bolinha pequena cortada ao meio ou algum queijo mais sequinho e salgado como canastra, minas padrão em cubos de 2cm.
- Couscous cozido
- 30 ml de azeite
- raspas de limão siciliano
- salsa picada sal e pimenta do reino moída a gosto
- 80 g de salmão cozido pode ser sobra de salmão assado, ou poché ou método que quiser utilizar
- 1/3 xic. de castanha de caju ou amendoas ou nozes picadas grosseiramente e tostada
Instructions
- Preparo o caldo para o couscous e o salmão se já não estiver com ele pronto. Misturo a cebola, açafrão, sal e a água e ferva.
- Em uma tigela, coloco o couscous e cubro com 1 xic deste caldo. Misturo bem e reservo com um prato em cima para abafar enquanto hidrata.
- Com o restante do caldo cozinho o salmão que deve estar com a casca para não desmontar.
- Coloco no liquidificador todos os ingredientes do pesto exceto o parmesão e pulso. Senão triturar de primeira, paro e mexo os ingredientes até que tudo vire uma pasta.
- Retiro do copo do liquidificador e misturo com o parmesão.
- Escorro as cebolas que estavam na água, misturo com o queijo escolhido, as raspas do limão, o azeite, salsa picada, e vou adicionando o couscous Acerto o sal e pimenta.
- Na travessa em que vou servir, forro com colheres de pesto. Provavelmente sobrará um pouco para uma outra receita. Em cima adiciono o couscous temperado, pedacinhos de tomate, o salmão quebrado com a mão, e finalizo com as amêndoas torradas.
Notes
Deixe um comentário