Falafel, esse bolinho de grão de bico que está na crista da onda, muito por conta do movimento vegano, é uma delícia! Originalmente criado no Egito, mas ficou popular mesmo em Israel.
Lá acho que Falafel, deve ser como coxinha é pra gente! Todo mundo especialista, todo mundo tem sua preferida. E é comida acessível para todos e pode ser servido de festas a quiosques.
Geralmente ele é servido dentro de pão pita como recheio, com uma salada fresca de pepino, hortelã, cebola e tomate e com molho de tahine, que já tem aqui no site
Ao contrário do que a maioria que conhece pensa, o grão de bico para o preparo deve ser cru. O meu deixei de molho umas 18h na geladeira e trocando a água alguma vezes.
Falafel: bolinho de grão de bico
Para congelar, frite o falafel e deixe esfriar. Em seguida, adicione a um recipiente hermético para congelador e congele até 1 mês. Reaqueça em um forno de 190ºC até aquecê-lo.
Ingredients
- 3 xíc de grão de bico seco
- 1 xic de salsa fresca picada
- 1/2 xic de hortelã
- 1 cebola branca picada
- 7 dentes de alho
- 2 c. de sopa de farinha de trigo
- 1 c. sopa de fermento em pó.
- 2 c. chá de sal
- 1 c. de sopa de cominho
- 1 c. chá de pimenta síria
Instructions
- Lave o grão-de-bico (cru) em uma peneira e depois coloque de molho por 12 horas. Não tem problema se passar desse período desde que haja pelo menos uma troca da água e que seja reservado na geladeira.
- Enquanto isso no processador coloque a cebola, salsa, hortelã e os dentes de alho e processe, pulsando até que fique em pedaços pequenos e não um purê.
- Escorra o grão de bico e adicione ao processador, junto com a farinha, fermento, sal , cominho e pimenta síria. Pulse para combinar bem, raspando os lados conforme necessário. Isso pode levar de 4 a 5 minutos para incorporar totalmente todas as especiarias e ervas. Você está procurando uma pasta próxima com apenas pedaços muito pequenos de grão de bico e ervas.
- Experimente um pouco e ajuste as especiarias / sal / ervas conforme necessário. Em seguida, cubra e coloque na geladeira por 1 hora para permitir que os sabores se misturem e a textura fique mais firme.
- Uma vez resfriado, retire da geladeira e retire 1 1/2 colher de sopa (usando essa colher ou uma colher de sopa) e gentilmente forma em pequenos discos usando as mãos. Se o falafel não estiver grudado, a mistura pode precisar ser misturada com mais força, ou polvilhada com um pouco mais de farinha, se estiver muito úmida.
- Já com os falafels feitos, aqueça uma frigideira grande de metal ou ferro fundido em fogo médio / médio-alto. Uma vez quente, adicione óleo suficiente para criar uma camada fina no fundo da panela e espere o óleo aquecer. Em seguida, coloque apenas o maior número de falafel que caiba confortavelmente na panela e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado. Quando o lado inferior estiver dourado, vire suavemente, pois eles podem ser frágeis. Continue até que todos os falafel estejam cozidos. Ajuste a temperatura conforme necessário, se eles estiverem dourando muito rápido ou não estiverem cozinhando com rapidez suficiente.
Deixe um comentário