Esse Polpettone é um clássico da culinária italiana, mas na Itália, geralmente ele tem o formato do nosso bolo de carne como se fosse um rocambole.
As receitas são as mais diversas no Google mas quando vi a técnica nas aulas, sabia que seria sucesso aqui em casa porque tem tudo que o Fa ama! Carne moída bem queijuda e os ingredientes bem parecidos com a receita da almondêga clássica da minha mãe que nunca dá erro! Aqui em casa servi com as batatas rústicas mas também fica ótimo com a massa fresca e molho de tomate caseiro.
Além disso é uma ótima opção para congelar. Faça uma porção dobrada e congele já frito. Na hora de servir, aqueça no forno colocando molho de tomate e queijo para gratinar apenas nessa hora…
A diferença aqui é a proporção entre as carnes, bovina e suína e sai o bacon para o pernil, que também pode ser substituído por outros cortes de carne suína como paleta, copa ou até mesmo lombo desde que tenha ainda um pouco de gordura mas não muita.
O empanamento à milanesa também tem que ser reforçado para que não saia o queijo e tenha surpresa na hora da fritura. Nessa hora faça em uma panela pequena/média para que o óleo cubra todo o “hamburgão”e frite por igual. Meça antes se ele cabe bem e coloque óleo menos da metade da panela pois na hora que o polpettone entra, por ser grandão, o óleo chega quase a borda. E também por conta do tamanho aconselho fritar um de cada vez para virar mais fácil e também não correr o risco de esfriar o óleo.
Polpettone à milanesa recheado de mozzarella
Ingredients
- 300 g de carne bovina alcatra, patinho, maminha ou fraldinha
- 300 g de carne suína paleta, lombo, copa ou pernil
- 3 fatias de pão de forma uso integral ou 1 pão francês
- 50 ml de leite
- 2 ovos
- 80 a 100g de parmesão ralado
- 1 dente de alho pequeno
- 1/3 xic de salsa picada
- 150 g de queijo mozzarella em cubos ou ralado
- sal e pimenta a gosto depende do queijo que usar - salpiquei na carne em torno de 2 c. cha de sal
Para empanamento e fritura:
- 2 ovos
- farinha de rosca acho que usei em torno de 2 xic
- oleo para fritura
Instructions
- Rasgar o pão com as mãos e regar o leite para criar uma esponja
- Você pode comprar as carnes já moídas, eu comprei em peça, cortei em cubos e passei as duas misturadas no processador pulsando até ficar em microcubos parecendo um tartar irregular. Reserve
- Espremer o excesso de leite dos pães e adicionar a esponja ao processador com todos os demais ingredientes, exceto as carnes.
- Em uma tigela grande misturar a carne moída, e a mistura de temperos de maneira uniforme. Ela vai ficar úmida mas não grudará nas mãos. Caso isso aconteça acrescente um pouco de farinha de rosca.
- Formar 8 "hamburgueres" e colocar um na palma da mão, rechear com a mozzarella deixando uma borda e cobrir com outro hamburguer, selando as pontas, apertando bem para que não saia nenhum pedaço de queijo ou não fique nenhum buraco para ele escorrer durante a fritura. Ao final vc vai ter um hamgurguer bem gordinho.
- O empanamento segue essa ordem: Farinha de rosca, ovo batido e farinha de rosca novamente.
- Aqueça o óleo, lembrando que não deve passar da metade da altura da panela, pois vai subir quando o polpetone entrar. Frite até que fique bem dourado. Em torno de 5 minutos.
- Retire e deixe secar em papel toalha
- A sugestão para servi-lo com um molho de tomate bem rústico, pedaçudo e cobrir com mozzarella. Deixar gratinar no forno por 10 minutos, até que o queijos esteja dourado.
Rodrigo says
Luca, boa tarde. Tudo bem? Parabéns pelo trabalho contínuo.
O parmesão ralado vai misturado a carne juntoanckm alho e salsinha?
Obrigado
Luca says
Olá Rodrigo! Obrigada!
Vc ta certo, o parmesão vai na “massa” de carne moída, junto com os demais ingredientes, restando apenas a mozzarella que vai como recheio.
Qualquer dúvida só chamar por aqui ou no Insta.
Rodrigo says
Bom dia Luca. Mais uma vez muito grato pela sua atenção!
CLAUDIA REBELO ALVES DE ALMEIDA says
Olá tudo bem? Gostaria de saber para congelamento, vc fala em fritar, mas é pra fritar ele empanado ou não? E a salsa para congelar não tem problema?
Posso tb empanar e colocar ele cru pra congelar certo? E na hora de servir como faço? Desde já agradeço sua atenção. Gosto muito das suas receitas!
Luca says
Vc frita quando ele já está pronto: ingredientes misturados (“massa” pronta), recheado de queijo e já empanado.
A salsa congela bem! Misturado na massa de carne não tem problema! Aliás eu sempre tenho um vidro de salsinha picadinha congelada quando vou usar em molhos ou sopa. Ela só não fica boa quando vc precisa dela fresquinha para finalizar um prato, como salpicar em um assado ou salada por exemplo!
Para congelar o polpettone, vc prepara ele todo e empana e congela cru! E frita congelado, como se fosse fritar um nugget. Quando servir, vc frita, e depois, coloca o molho e queijo por cima para gratinar no forno até derreter o queijo. Ajuda também o queijo do centro do polpettone a derreter.
Qualquer coisa me chama lá no insta tb, que te respondo mais rápido e ia adorar ver o resultado! Um abraço!